09 de Outubro de 2018

O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília manifesta-se em relação ao documento elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) que apresenta proposta de reformulação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Psicologia.

02 de Abril de 2018

Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica, iniciativa do Ministério da Educação do Brasil e a Secretaria de Educação Pública do México, com o financiamento da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), constitui uma ação de mobilidade acadêmica de estudantes de graduação em escolas, faculdades, centros e programas de formação de professores. Seu objetivo principal é promover a mobilidade de estudantes universitários de graduação em carreiras relacionadas ao exercício da profissão docente. O público alvo é, portanto, os futuros professores de educação infantil, fundamental, média, educação especial e técnico-profissional.

O edital foi publicado no site www.int.unb.br e o recebimento de inscrições ocorrerá até o dia 4 de abril de 2018.

22 de Março de 2018

A V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES - 2018 é organizada pela ANDIFES/ Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e pelo FONAPRACE/ Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil e tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das IFES. O conhecimento de alguns indicadores sociais e culturais dos estudantes permite que a universidade crie estratégias de gestão fundamentadas nas necessidades dos discentes. Além disso, pode contribuir para a construção de uma universidade mais democrática, capaz de apresentar soluções aos problemas dos estudantes, diminuindo significativamente a evasão e o abandono na mesma proporção em que aumenta a qualidade de vida e o sucesso profissional.

 

Diferentemente da pesquisa anterior, essa edição iniciada em fevereiro está sendo censitária e contará com a participação das 65 instituições federais. Apesar das dificuldades institucionais que interferem na realização de uma pesquisa nacional censitária, entendemos que a precisão dos dados contribuirá substancialmente para a elaboração de políticas públicas para os estudantes. Ao conhecer os estudantes, passamos a compreender (e acompanhar por meio das séries históricas) as suas dificuldades e expectativas durante a trajetória acadêmica, contribuindo para o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade.

 

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21 de Setembro de 2017

19 de Setembro de 2017

05 de Abril de 2017

13 de Outubro de 2016

Psicologia se destaca mais uma vez segundo índices do Inep.

06 de Outubro de 2016

O Instituto de Psicologia homenageia mais uma vez Professores e Técnico-Administrativos.