Nota de apoio à Professora Jacyara Paiva (UFES)

PHOTO 2024 01 30 19 26 17

NOTA DE APOIO À PROFESSORA JACYARA PAIVA (UFES)

JACYARA FICA! O POVO NEGRO FICA!

O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB) vem a público manifestar o seu repúdio quanto à tentativa de exoneração da Profa. Dra. Jacyara Paiva, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e expressar a sua solidariedade com a colega docente. Em 28 de dezembro de 2023 foi publicado um despacho da Procuradoria Federal da sua respectiva universidade para a exoneração da Profa. Jacyara. Cabe ressaltar que o parecer jurídico se refere a uma decisão transitada em julgado de um processo de 2021. Em 2018, a própria reitoria da UFES e o departamento de lotação da referida docente já tinham se manifestado o interesse pela sua permanência e o arquivamento da ação.

Para além de sua atuação histórica – e militância – no âmbito da educação, no movimento negro e em diversos outros espaços e lutas, a Profa. Jacyara Paiva tem estabelecido inúmeras parcerias com a Psicologia, sendo inclusive professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da UFES. Suas contribuições têm sido fundamentais para o desenvolvimento de uma psicologia e de uma universidade antirracistas e socialmente referenciadas. Além disso, a colega docente é uma liderança sindical, estando atualmente na diretoria do ANDES-SN e tendo sido vice-presidenta da sua seção sindical na UFES, a Adufes-SSind, de modo que tal decisão é também um ataque à sua militância – à estabilidade sindical – e, em específico, às conquistas do movimento negro na universidade pública, como as ações afirmativas e, nisso, à presença do povo negro nas universidades.

Acrescentamos o histórico da UnB de luta e garantia ao acesso e permanência da população negra na universidade pública, tendo sido a primeira universidade federal a implementar as cotas raciais para ingresso a estudantes, acontecimento que completou 20 anos em 2023. Nesse espírito, o IP/UnB reitera sua solidariedade à Profa. Jacyara Paiva e repudia frontalmente a tentativa de sua exoneração.

Jacyara fica!

O povo negro fica!