Nota de repúdio aos atos golpistas, terroristas e fascistas

O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília vem, por meio desta nota, demonstrar seu completo repúdio aos atos golpistas, terroristas e fascistas ocorridos em Brasília neste domingo (08 de janeiro).

Tais atos incidem contra o que de mais valioso construímos na história recente de nosso país: a democracia. É nela e por ela que a Psicologia, inclusive, se repensa, junto de sua função e compromisso sociais, de modo a contribuir não apenas à reabertura democrática, mas à democracia e à democratização enquanto processos contínuos, permanentes, de modo que a existência e o desenvolvimento de uma Psicologia de fato democrática, passa pela defesa e concretização de uma ordem igualmente democrática.

Remetemos ao nosso Código de Ética, no qual ao psicólogo é vedado “[p]raticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão”, dentre outras condutas antiéticas. Inspirados no principal instrumento normativo e orientador da profissão, imbuído de espírito democrático e expressando-o desde a sua construção aos seus horizontes, reforçamos nossa não conivência e total abjeção à negligência, à violência, à crueldade e demais características nefastas dos atos deste domingo. No mais, reiteramos a necessidade de que todos os partícipes de tais atos sejam investigados e devidamente responsabilizados.

Instituto de Psicologia

Universidade Brasília