O(a) profissional de Psicologia deverá estar preparado(a) para enfrentar e também buscar soluções para os problemas que afligem a sociedade, revelados pelos cenários nacional e internacional. Nesse sentido, a formação deve ser generalista e flexível, para formar um(a) profissional capaz de analisar e interpretar informações, de comunicar com flexibilidade intelectual e de lidar com situações variadas. A atual evolução cultural exige alguém com uma formação que o(a) possibilite responder à transformação do contexto social com a ciência psicológica.

O Instituto de Psicologia oferece formação profissional em Psicologia que possibilita ao(à) estudante escolher duas entre três habilitações: PsicólogoBacharelado em Psicologia (para aqueles interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior) e Licenciatura em Psicologia (para os interessados no ensino de Psicologia no segundo grau). Essa formação profissional oferece variedade de abordagens teórico-metodológicas e em diversas áreas de atuação profissional.

Perfil e Mercado de Trabalho

A habilitação de Psicólogo envolve a formação com maior tempo de curso, sendo a única que permite o registro como psicólogo(a) no conselho de classe. O(a) profissional com esta habilitação poderá atuar em diversos campos, como consultórios, hospitais, esportes, educação, situações de trabalho, contextos organizacionais e comunidades.

O Bacharelado oferecido pela UnB, ao contrário dos cursos das demais IES brasileiras, tem como objetivo principal propiciar a formação inicial de pesquisador. Com essa habilitação, o(a) profissional poderá atuar, por exemplo, como consultor(a) na iniciativa privada ou em cargos que exijam formação em qualquer nível superior, comuns no serviço público.

Com a Licenciatura em Psicologia, os(as) profissionais receberão formação para tornarem-se professores(as) de Psicologia, visando a atuação em educação para ensino médio e cursos técnicos, em temas gerais da área, tais como desenvolvimento humano, psicologia escolar, psicologia social, psicologia da saúde, e, ainda, motivação, personalidade, emoções e aprendizagem.