VI CURSO EM TEORIA PSICANALÍTICA

 

Coordenadora: Dr.ª Terezinha de Camargo Viana (PCL/IP – Laboratório de Psicanálise e Subjetivação), Currículo Lattes

 

Objetivo Geral:

oferecer estudos consistentes acerca da Psicanálise. Sua abrangência é ampla e sua abordagem aprofundada. Visita os alicerces da psicanálise, desde suas múltiplas relações com a cultura, detêm-se na teoria da psicanálise, discute sua prática e explora as considerações da ética da psicanálise.

 

Objetivos específicos:

Atender demanda de formação em psicanálise, nos aspectos da teoria dos processos psíquicos inconscientes, da teoria do tratamento e dos seus fundamentos histórico e culturais. Preparar ambiente adequado à especificidade da pesquisa em psicanálise, viabilizando, em tempo curto, inter-relações frutíferas entre a formação profissional e a formação acadêmica, particularmente a formação pós-graduada, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. * Incrementar as atividades do Laboratório de Psicanálise e Subjetivação (Lapsus), e partilhar os resultados do trabalho de seus pesquisadores com o público interessado na especialização em Teoria Psicanalítica. * Consolidar um espaço de congregação regional de profissionais voltados ao estudo e à formação em psicanálise e contribuir para o incremento do grupo de pesquisa.

 

Justificativa e Histórico: A demanda de formação especializada em psicologia clínica tem sido dirigida, por falta de outras opções, às associações de profissionais em suas áreas específicas, o que inclusive acontece com a especialidade em Psicanálise. À Universidade de Brasília parece oportuno manter a responsabilidade de resposta à demanda de formação mais especializada e específica em psicanálise, que teria reconhecimento público, precisamente por sua tradição de ensino e, particularmente, pelo sucesso dos cursos em Teoria Psicanalítica já oferecidos, desde 1998.

 

Público alvo: Graduados em Psicologia e áreas afins, com ou sem experiência clínica

 

Início: 10/2011 – Término: 03/2013 (última versão)

 

Duração: 18 meses

 

Carga Horária: 405 horas

 

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e Professores conferencistas convidados

 

Modalidade: Presencial

 

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo e entrevista

 

Previsão de nova turma: sem previsão