O Instituto de Psicologia oferece formação profissional em psicologia que possibilita ao estudante escolher duas dentre três habilitações: Psicólogo, Bacharelado em Psicologia (para aqueles interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior) e Licenciado em Psicologia (para os interessados no ensino de Psicologia no segundo grau). Essa formação profissional oferece variedade de abordagens teórico-metodológicas e em diversas áreas de atuação profissional.

O currículo garante ao estudante o contato com as áreas do conhecimento que têm interface com a psicologia, assim como, com outras de áreas do conhecimento de modo que a concepção de universalidade de conhecimento seja experimentada pelo estudante. A formação profissional em Psicologia é realizada com menos de 50% da carga horária total do curso (4.140 horas para a formação de Psicólogo e 3.330 horas para as formações de Bacharel e Licenciado em Psicologia) em disciplinas obrigatórias, permitindo aos estudantes fazer escolhas conforme seus interesses. Um aspecto forte da formação na UnB e no Instituto de Psicologia é o treino em pesquisa, com uma variedade de laboratórios tanto para as atividades de pesquisa como as atividades de ensino. Três estágios supervisionados, totalizando 540 horas, são obrigatórios e permite ao estudante contato com a prática profissional concomitante com o serviço de atendimento à comunidade. Ainda durante a formação, o estudante pode ser engajar em atividades de extensão supervisionada. Outras atividades acadêmicas também contribuem para a formação do profissional em Psicologia, como monitoria em disciplinas, atividade em consultoria supervisionada, Consultoria Júnior, como também o Programa de Educação Tutorial (PET/SESu/MEC). A formação do psicólogo é realizada em cinco anos (dez semestres) e a formação do Bacharel e Licenciado em Psicologia em quatro anos (oito semestres).

O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) tem finalidade de prestar serviços psicológicos à comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral. O CAEP é um dos locais para as atividades de estágios supervisionados em várias áreas da psicologia. No CAEP são desenvolvidas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Os egressos do curso de psicologia da UnB exercem a profissão em vários estados da federação do país e alguns casos, no exterior. A profissão do psicólogo é regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962.

O Licenciado em Psicologia é formado para a carreia do magistério no Ensino de Segundo Grau onde ministrará aluas em vários tópicos da Psicologia a partir de várias metodologias de ensino, com o objetivo de oferecer aos estudantes conhecimentos básicos da ciência psicologia.

O Bacharel em Psicologia deverá complementar a formação de pesquisador e professor de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto senso, mestrado e doutorado. A formação plena de pesquisador também pode ser obtida pela profissional psicólogo.

A coordenação de graduação atende aos estudantes em seu projeto acadêmico, sistematiza a lista de oferta de disciplinas dos quatro departamentos do Instituto de Psicologia, faz matrícula e coordena todo processo de matrícula, transferência facultativa, mudança de curso e outras atividades acadêmico-administrativas.

Coordenação da Graduação:

Profª. Drª. Sílvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos