A Estrutura Curricular da UnB, para todos os cursos, é organizada em Módulo Integrante e Módulo Livre. O primeiro é constituído pela Área de Concentração e pela Área Conexa; e o segundo, pelos conteúdos de áreas de conhecimento e campos de atuação que despertem o interesse do estudante.

Compõem o Módulo Integrante:

(1) Área de Concentração, conteúdos da área de conhecimento do curso (disciplinas Obrigatórias, Optativas e Obrigatórias Seletivas). As disciplinas do Módulo Integrante devem ser organizadas no fluxo de forma lógica, com pré-requisitos ou co-requisitos.

(2) Áreas Conexas, conteúdos de outras áreas de interface que complementam a formação do egresso – como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Para assegurar a flexibilidade planejada no currículo, a organização da estrutura curricular faz uso de disciplinas obrigatórias, optativas e obrigatórias seletivas, estas últimas formando cadeias curriculares – um conjunto de disciplinas dentre as quais o estudante poderá fazer uma seleção. Alguns exemplos da Área Conexa para a formação do profissional em Psicologia são:

(1) Em Ciências Exatas e da Terra, o conhecimento em estatística;

(2) Em Ciências Biológicas, o conhecimento nas áreas de Evolução e Fisiologia;

(3) Em Ciências Humanas, o conhecimento nas áreas de Administração; em Ciências da Saúde, conhecimentos sobre Epidemiologia.

As disciplinas do Módulo Integrante do curso são organizadas em um fluxograma que estabelece a seqüência desejável das disciplinas Obrigatórias, Obrigatórias Seletivas e Optativas. Tal organização conduziria à semi-seriação dos cursos, caso não seja garantida a flexibilidade da estrutura curricular. Esta depende da extensão das cadeias de pré-requisitos, do número de créditos e da quantidade de disciplinas por período do curso. O fluxograma deve garantir uma distribuição lógica das disciplinas das Áreas de Concentração e Conexa (Módulo Integrante), evitando períodos com um número excessivo de créditos e outros com baixo número de créditos. Portanto, no presente Projeto, recomenda-se que o fluxograma não tenha longas cadeias de disciplinas, o que poderia diminuir as alternativas de escolha do estudante no transcorrer de seu curso; com isto evitam-se também problemas na operacionalização da estrutura curricular pelo corpo docente do Instituto.

Na Universidade de Brasília são permitidos também até um máximo de 36 créditos no Módulo Livre. O estudante poderá, por exemplo, a seu critério pessoal, cursar disciplinas vinculadas aos diferentes Institutos e Faculdades nas áreas de Química, Física, Geologia, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Odontologia; Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação e Documentação, Ciências Políticas, Contabilidade, Geografia, História e Relações Internacionais, dentre outras. Poderá também cursar disciplinas ofertadas pelos diferentes Centros, de caráter interdisciplinar, que integram a estrutura da Universidade.